segunda-feira, 5 de outubro de 2015

A religião monoteísta mais antiga: o judaísmo - 3ª edição

"A Torá, ou a Bíblia hebraica, que é chamada pelos cristãos de Velho Testamento, reúne especialmente os cinco primeiros livros da Bíblia,[...] o chamado Pentateuco. Pelo menos uma cópia da Torá, em hebraico, é guardada em cada sinagoga em forma de pergaminho."

   "O judaísmo é a mais antiga das quatro religiões monoteístas do mundo e a que tem o menor número de fiéis. Ao todo são cerca de 12 a 15 milhões de seguidores. Segundo analistas, se não houvesse o Holocausto - matança em massa de judeus, ocorrida entre as décadas de 30 e 40 no século XX -, o número de judeus seria de 25 a 35 milhões em todo o mundo. E muitos  deles viveriam na Europa."

    "Os judeus vivem sob um pacto com Deus, segundo eles, não para benefício  próprio, mas para o benefício de todo o mundo. O grande estudioso do judaísmo Hillel (que viveu entre 70 a.C e 10d.C) resumiu assim o significado da religião: Não faça a seu próximo aquilo que não gostaria que fosse feito a você. Esse é o centro da lei judaica, o resto são meras observações."

    "O judaísmo é uma religião da família. Os judeus se consideram parte de uma comunidade global com laços estreitos com outros judeus. Grande parte da fé judaica é baseada nos ensinamentos recebidos no lar e nas atividades em família."


Princípios judaicos em relação a Deus: 

  Judeus devem adorar somente um Deus e não outros deuses.

  Deus é transcendental, está acima de qualquer coisa.

  Deus não tem um corpo, ou seja, não é masculino, nem feminino.

  Ele criou o universo sem ajuda.

  Deus é onipresente e onipotente.

  Deus é atemporal. Sempre existiu e sempre vai existir.

  Deus é justo, mas também é misericordioso.

Ele é um Deus pessoal e acessível. Deus se interessa por cada um individualmente, ouve a todos individualmente e fala com as pessoas das mais diferentes e surpreendentes formas.



Para ler a matéria completa, é só clicar AQUI .


Fonte: noticias.terra.com.br
Site da imagem: http://comjudaicabh.wordpress.com/simbolos-judaicos

2 comentários:

  1. Olá, pessoal!
    Me lembro dos meus tempos de 6º ano,quando estava estudando sobre isso... bons tempos! Me lembro de quando visitava o blog todos os dias à procura de algo interessante para ler sobre a matéria e estudar mais. São poucas as pessoas que conseguem ter esta professora incrível e que se preocupa com todos os seus alunos,a professora Alessandra.
    Espero que estejam aproveitando bem o blog,pois sempre que o visitava buscando estudar para as provas,me saía bem nelas.
    Visite, comente estude pelo blog, ele é seu principal aliado.
    Desejo um 7° ano maravilhoso para todos,que está cada vez mais próximo para todos!
    Desejo a professora Alessandra um 2015 cheio de felicidades e sucesso!

    Beijos,
    Maile (803)

    ResponderExcluir
  2. Ah, Maile, que fofo... Nossa, você não imagina o quanto fiquei feliz ao ler o seu comentário! <3 <3 <3...
    O reconhecimento e o carinho de vocês, alunos, é o melhor presente que posso ganhar.

    Muitos beijos para você!

    ResponderExcluir