sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Os meus livros preferidos sobre Grécia Antiga (e sua mitologia) - 3ª edição (adaptada)

   Como tantos alunos adoram a mitologia grega, resolvi pesquisar edições atuais dos livros nos quais aprendi, de maneira mais divertida, o que sei sobre o assunto.

    Os meus livros preferidos são de uma edição bem velhinha, da Editora Brasiliense, de 1973... Eles fazem parte de uma coleção: "Monteiro Lobato - Obras Completas" e são, sem dúvida alguma, alguns dos melhores livros que já li, mesmo tendo passado tantos anos, e lido tantos outros livros. 

    Na primeira vez que li Monteiro Lobato, tinha menos idade que vocês e, até depois da adolescência, foram várias as vezes em que reli. E sempre com o mesmo prazer durante a leitura e a mesma pena quando o livro acabava... Pois é, sou apaixonada por Monteiro Lobato. Fã, mesmo. Com certeza, foi ele quem despertou em mim o gosto pela leitura. Depois, vieram Machado de Assis, Gabriel García Márquez, José Saramago... Bom, mas aí já é outra história...

    Eis as edições atuais, ambas da Editora Globo: 


Os Doze Trabalhos de Hércules

    Nestas páginas recheadas de aventuras e perigos, vamos encontrar a turma do Sítio do Picapau Amarelo em uma viagem através do tempo. 
    Escondidos da avó, que fica em casa com crise de reumatismo, sob os cuidados da neta, Pedrinho, Emília e o Visconde de Sabugosa voam até a Grécia Antiga para ajudar um dos mais populares heróis da mitologia clássica. Vão acompanhar de perto as façanhas de Hércules, condenado pelo rei Euristeu a executar doze tarefas dificílimas até para um semideus como ele. Para terminar os trabalhos, Hércules terá de unir sua força gigantesca com a esperteza da boneca Emília, a “dadeira de ideias”, com a inteligência de Pedrinho, seu “oficial de gabinete” e com a sabedoria do Visconde, seu fiel escudeiro.

    Através das viagens que os personagens do sítio empreendem com Hércules, Lobato não conta só os doze trabalhos, como também os principais e mais belos trechos da mitologia grega, em uma linguagem apropriada para crianças e com uma riqueza de detalhes raramente encontrada em outros livros, mesmo para adultos.



O Minotauro 
  
    Ninguém chamou mais a atenção de Dona Benta naquela festa do que um jovem de nariz feio. A sábia senhora, matriarca do Sítio do Picapau Amarelo, encontrava-se emocionada diante de ninguém menos do que o jovem Sócrates, em pessoa, o mesmo que viria a se tornar um dos maiores filósofos de todos os tempos. Enquanto a avó e sua neta Narizinho frequentavam os elegantes salões atenienses do século de Péricles; Emília, Pedrinho e o Visconde de Sabugosa se envolviam numa aventura com os semideuses e as criaturas mitológicas da Grécia Antiga. Mas, afinal, o que o pessoal do Sítio estava fazendo tão longe do Vale do Paraíba e tantos milênios no passado? Óbvio! Eles foram até lá para salvar Tia Nastácia, que havia sido raptada por monstros no casamento da Branca de Neve enquanto se distraía com o cozimento de mil faisões... Será que eles vão conseguir trazê-la de volta?

(Fonte das sinopses: Site da Livraria da Travessa)
     

   Ah, não pude resistir: na foto abaixo, estão as minhas edições, antiguinhas, antiguinhas (com direito a sombra minha na foto)...





        Acima, ilustração (belíssima), de Manoel Victor Filho, dos deuses gregos.
    Só que esta é de um outro livro da minha coleção, "História do Mundo para as Crianças", p. 25 (que traz dois capítulos sobre a Grécia Antiga: "Os deuses gregos" e "A Guerra de Troia"). Na ilustração, aparecem:    
>  Zeus: "pai de todos e o mais poderoso. Sentava-se num trono com uma águia aos pés, tendo na mão um raio, isto é, um ziguezague de fogo. Quando queria vingar-se de alguém, arremessava este raio, seguido de um trovão." 
> Posseidon: "irmão de Zeus que governava os mares num carro carro puxado por uma parelha de cavalos-marinhos, tendo na mão o tridente."  
> Hefesto: "o deus do fogo. Era um ferreiro manco, que trabalhava numa oficina dentro da Terra."
> Hermes: "o mensageiro dos deuses, o leva-e-traz. Tinha asas no capacete e usava uma vara mágica de paz, que posta entre duas pessoas em luta imediatamente as fazia amigas."
> Ártemis: "irmã gêmea de Apolo, deusa da Lua e das caçadas."
> Atena: "a deusa da sabedoria, que nasceu dum modo muito especial. Zeus teve uma dor de cabeça horrível, que não passava com aspirina nenhuma. Desesperado, chamou Hefesto para que lhe rachasse a cabeça com um golpe de malho. Hefesto obedeceu; mas em vez de ficar a cabeça de Zeus em papas, deixou escapar, armada de escudo e lança, sua filha Atena."
> Eros: filho de Afrodite, "habilíssimo em flechar corações com flechas invisíveis." 

2 comentários:

  1. professora, são tantas histórias da Grécia antiga que acabam reforçando nosso aprendizado em relação a Grécia .

    ResponderExcluir
  2. Adoramos a postagem, mitologia grega é muito legal!!

    Eu,(Natália), amo mitologia grega, e adoro ficar pesquisando sobre o assunto !! :)

    Natália S. e Júlia
    601

    ResponderExcluir