quinta-feira, 4 de setembro de 2014

O mito que fortalecia a teocracia egípcia - 4ª edição atualizada

O Tribunal de Osíris
(Analisado nas aulas desta semana...)
Site da imagem: palavreado.com.br

   Para entender a antiga civilização egípcia, vimos que é necessário, antes de tudo, conhecer um pouco da mentalidade do povo que a construiu e, para tal, nada melhor que conhecer a sua mitologia

    Nas aulas do sábado passado, analisamos o mito de Osíris, simbolicamente associado às cheias anuais do Nilo, que fertilizam o solo do Egito: ele representa o retorno da vida após o período da seca. Da mesma forma, a gravidez de Ísis, fecundada pelo marido morto, remete à ideia da morte dando origem à vida. Na dualidade "bem X mal", em oposição ao bom e sábio Osíris, temos o seu irmão mau e invejoso Set, associado ao deserto e à ausência de vida. Por fim, Hórus, o filho póstumo de Osíris e Ísis, concebido para vingar a morte de seu pai e proteger a humanidade das maldades de Set, toma posse do trono dos vivos, encarnado na pessoa do faraó. 

     Política e religião se fundem: o faraó era o deus vivo, substituto do pai no governo dos homens na Terra. Protetor do povo das maldades de Set, deveria ser amado e respeitado. Eis a teocracia egípcia.

    Bom, mas todo este papo de deuses deixou em muitos alunos um "gostinho de quero mais"...
    Atendendo a pedidos, o link abaixo trata destes e alguns outros deuses egípcios:

Um comentário: