sábado, 12 de abril de 2014

As pesquisas arqueológicas no Brasil - OS SAMBAQUIS


Sambaqui localizado no Rio de Janeiro (Angra dos Reis)
(Foto: Divulgação/CNPq) 

Sambaqui em Santa Catarina
(Foto: Divulgação/CNPq)


     Outro assunto estudado foram os vestígios deixados por grupos de pescadores-coletores dos litorais sudeste e sul do país. Vimos que os sambaquis ("colina de concha", em tupi) são os locais onde estes vestígios são encontrados

    Para saber mais sobre os sambaquis, clique em: Mundo Estranho - O que são sambaquis?

    Muita gente gostou de saber que há sambaquis bem pertinho de nós... Dê uma clicadinha no link O Saquá - O jornal de Saquarema  e descubra que nesta cidade do litoral do nosso estado há verdadeiros museus a céu aberto dedicados ao tema.

Site das imagens: arquivosdoinsolito.blogspot.com

6 comentários:

  1. Professora, minha avó já morou em Saquarema, eu acho que eu nunca visitei esse museu, agora, se eu já fui, eu não sabia! Gosto muito de você como professora de História.
    Ass: Júlia Rocha - T: 602.

    ResponderExcluir
  2. Nossa é muito legal, visitei esses links e descobri várias coisas! Muito legal mesmo! Ass: Stefania de Lima T: 602

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Júlia! Fico muito feliz por isso!

    Bom que gostou, Stefania!

    Beijos para as duas!

    ResponderExcluir
  4. São, literalmente, Colinas de Conchas!
    Adorei a matéria, na verdade, gosto de todas as postagens do blog, acho que ajuda bastante na hora de estudar e mata as nossas curiosidades!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Fico muito satisfeita, Sofia! É essa a intenção...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito dessa matéria ! E entendi bem ! Descobri varias coisas nesse site.
    Ass: Larissa Siqueira T:604

    ResponderExcluir