domingo, 16 de março de 2014

O nomadismo hoje - 2ª edição adaptada

    Na aula de ontem, quando estudamos sobre como viviam os primeiros seres humanos, vimos que era exclusivamente através da caça, da pesca e da coleta que esses nossos ancestrais obtinham o que precisavam para sobreviver. Sua dependência em relação à natureza era total. Sendo assim, quando a caça e a pesca estavam escassas e não havia mais o que coletar, esses homens eram obrigados a sair à procura de locais onde houvesse mais possibilidades de sobrevivência. Eram nômades, portanto.

    Vimos, então, que o nomadismo é o modo de vida dos grupos humanos que não têm moradia fixa e vivem se deslocando em busca de alimentos ou de melhores condições de vida. 

   Entre os grupos paleolíticos, o nomadismo estava relacionado à vida totalmente dependente da natureza, ou seja, de sobreviver apenas da caça, da pesca e da coleta. 

    
    Conforme conversamos em aula, ainda hoje há populações que, por questões culturais, têm vida nômade, como é o caso do povo beduíno e de alguns mongóis. Como exemplos, utilizarei relatos de duas crianças de famílias de tradição nômadeErdene Sabah, que aparecem no livro Crianças como Você, da editora Ática - cuja capa aparece aqui à esquerda.


Vamos, então, conhecer um pouco  da vida dessas crianças?



 Erdene:


    "Erdene tem dez anos e vem da Mongólia, na Ásia central. Ele mora em Tsaluu, uma localidade remota onde sua família cria cavalos, vacas, ovelhas e cabras. Erdene, os pais e Oyon Erdene, a mais nova de suas irmãs, passam os dias úteis em uma aldeia a 9 km de Tsaluu, para que as duas crianças frequentem a escola. Só voltam a Tsaluu nos fins de semana e nas férias escolares."
    
Eles vivem em tendas!

    "A casa de Erdene em Tsaluu é uma grande tenda circular, do tipo ger. Os gers foram desenvolvidos há séculos para se adequarem à vida nômade dos mongóis. São fáceis de desmontar e transportar. Embora muitos mongóis não sejam mais nômades, os gers ainda constituem a habitação mais popular." 


Sabah:
  

      "Sabah Khleifat tem nove anos e mora na Jordânia. Ela pertence ao povo beduíno, que vive nos desertos do norte da África e do Oriente Médio. Os beduínos são nômades, ou seja, vão de um lugar a outro em busca de novas pastagens. Muitos, incluindo a família de Sabah, estão se estabelecendo em cidades e aldeias. Mas, nos meses quentes do verão, a família fica numa tenda beduína tradicional."

Durante o inverno...

    "A residência de inverno da família são duas casas de pedra, uma para os homens, outra para as mulheres. Para Sabah, a melhor parte da residência é o salão, onde recebem as visitas. Esse amplo cômodo tem almofadas junto às paredes, para as pessoas se sentarem. Os beduínos são muito hospitaleiros: é tradição não negar abrigo a ninguém." 

Frescor no verão...

    "No verão, quando as temperaturas chegam a mais de 40ºC durante o dia, a família de Sabah fica numa grande tenda. O chão é coberto com tapetes e almofadas e há colchões para dormir. A família levanta os lados da tenda para deixar a brisa entrar. Em geral, as tendas beduínas são feitas de lã de cabra, e seu nome árabe significa 'casa de pelo'." 
(Cianças como Você - Barnabas e Anabel Kindersley)


E aí, o que achou??? 


    Bom, o livro todo é muito, muito interessante... Assim como Erdene e Sabah,  outras crianças, de várias regiões do planeta, têm o seu cotidiano mostrado lá. Muitas delas com uma vida bastante diferente da sua, porém TODAS CRIANÇAS COMO VOCÊ.

    Quem vem do Pedrinho, já conhece algumas dessas histórias, não é? De repente, até tem o livro em casa!

    E para quem não conhece, fica a dica...  


6 comentários:

  1. Professora,no pedrinho eu já li esse livro e eu tenho até hoje.É bem legal saber como outras pessoas vivem,tecnicamente TUDO é diferente,a comida,as brincadeiras,os costumes e várias outras coisas!

    Anderson Moreira(606)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Anderson!

    Este é mesmo um livro muito bom. Um livro que todas as crianças deveriam ler para ver o quanto as realidades podem ser diversas. As vidas mostradas ali, na maioria das vezes, são muito diferentes da nossa, e também muito diferentes entre si. E o mais legal é que, mesmo assim, com tantas diferenças, em algum momento, podemos nos identificar com elas.

    Beijos para você!



    ResponderExcluir
  3. É eu também. Já tive um desse e legal fala sobre crianças do mundo. T:601

    ResponderExcluir
  4. Ainda tenho esse livro e muito bom.t603

    ResponderExcluir
  5. Olá pessoal!

    Professora,
    Aqui quem fala é a Maile (ex-603)lembra de mim?)
    Gostei muito de saber como vivem as crianças do mundo todo. Adorei saber os costumes deles!

    PS: Mesmo estando no sétimo ano, vou continuar acessando o blog!)

    Beijos e sucesso,
    Maile(703)

    ResponderExcluir
  6. Natalia e Lorrany,
    Bom que gostaram da postagem e, o melhor, conhecem e gostam do livro! Fico muito satisfeita!

    E, Maile, claro que lembro de você!
    Oba!!! Que bom que estará sempre por aqui! E deixe comentários, tá?

    Beijos para as três!

    ResponderExcluir