quinta-feira, 22 de março de 2012

Nunca é demais repetir: As 4 regras para um bom dever de casa

Site da imagem: mundocalvin.blogspot.com


1) Organizar o espaço – É importante que você tenha um espaço próprio para estudar, com seus materiais, livros, revistas, tesoura, cola, lápis de cor etc.

2) Limitar o tempo – É preciso aprender a administrar o tempo. Uma boa maneira de fazer isto é estabelecendo um horário para o dever de casa.

3) Assumir responsabilidades – O dever de casa deve ser uma tarefa sua e não dos seus pais. Ao deixar que seus pais façam o seu dever, você corre sérios riscos de se tornar dependente e inseguro(a) – muitos pais continuam fazendo os trabalhos dos filhos até na universidade! – e isso não o(a) ajuda na escola: só atrapalha.

4) Estimular toda a família a ler – O hábito de leitura é fundamental para o dever de casa, para o seu sucesso escolar e, futuramente, profissional. Mas é difícil desenvolver o hábito se a própria família não lê. Converse com seus pais sobre a possibilidade de assinar um jornal, uma revista, ir à livraria, à biblioteca... Vale tudo: gibi, filme com legenda, revistas, não importa o assunto, o importante é ler. Lembrando que não é apenas mais um gasto, mas um investimento no futuro! Quem lê escreve com menos erros, amplia o vocabulário e passa a ter mais facilidade na escola e no dever de casa.

10 comentários:

  1. Ufa! Tenho isso tudo! Aliás, eu leio até demais!!
    Abraços, Érico.

    ResponderExcluir
  2. Ah que bom, tenho tudo isso tbm!! Se eu não tivesse estaria toda enrrolada! Beijos, Bia.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada professora,ótima dica.Beijos Lorrana

    ResponderExcluir
  4. q alivio tenho tudo isso bjs professora,Victor Mendonça(602)

    ResponderExcluir
  5. Que bom, Victor e Lorrana! Agora, então, é só estudar direitinho!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Legal gostei agora é só fazer, Luiz

    ResponderExcluir
  7. eu tbm tenho tudo isso ... ainda bem eu amo muito ler

    ResponderExcluir